Você tem ideia da importância da energia solar no campo? Por que é utilizada? Como é instalada?

Sem dúvidas que a energia solar vem ajudando as pessoas que moram e trabalham no campo a economizar na conta de luz.

Trata-se de uma opção para os locais onde o sistema elétrico convencional é inviável.

Segundo o site O Presente Rural, a empresa Copagril, uma empresa gigante da agricultura, vai investir mais de R$ 6 milhões em uma usina de energia solar.

Publicidade

Com a energia solar, os produtores e as companhias rurais já perceberam que ter um sistema de energia solar traz os mais variados benefícios, principalmente, depois que os preços dos equipamentos ficaram acessíveis.

Há poucos anos, a instalação de energia solar no campo começou a se popularizar em meio aos produtores e as empresas rurais e hoje ajuda muitas atividades agropecuárias no Brasil, entenda mais sobre ela aqui.

Energia solar no campo e suas vantagens

Entre as suas principais vantagens da energia solar no campo está à redução nas contas de energia, que pode chegar a até 95%.

Com essa economia, você que é produtor poderá investir em outros segmentos e ainda aumentar a produtividade e o lucro.

Publicidade

Outra vantagem que é encontrada é o tempo de duração do uso da tecnologia solar que deverá ser no mínimo de 25 anos.

Sem contar que esta fonte de energia é sustentável e não gera poluição ou consequência negativa para o meio ambiente.

A energia solar proporciona muitas outras vantagens como:

  • O preço da tecnologia está em constante queda para tornar mais acessível aos consumidores
  • Os produtores rurais também podem contar com uma redução de preço dos sistemas fotovoltaicos em até 75% registrada nos últimos anos.

A redução dos gastos por conta das altas tarifas de energia no campo, os gastos com a energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior a inflação.

Para a redução dos custos e o investimento em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma ótima solução.

A energia solar funciona da mesma maneira que é realizada a instalação em outros segmentos.

Onde a energia que é gerada por meio da luz do sol que é captada por placas solares instaladas em áreas livres, sendo no geral fixada nos telhados.

As placas são compostas por células fotovoltaicas que convertem a luz do sol em energia elétrica gerada em corrente continua.

Essa corrente por sua vez passa pelos inversores fotovoltaicos interativos e é convertida em corrente alternada para ser utilizada pelos equipamentos e as demais máquinas elétricas.

energia solar no campo

Como é instalada no campo?

A energia solar é conhecida por gerar a eletricidade para os aparelhos eletrônicos como: lâmpadas e o aquecimento de água.

Ela também poderá ser utilizada pelos produtores rurais de diferentes maneiras, como:

  • Irrigar as plantações
  • Monitoramento e o auxílio no processo produtivo
  • Fonte de energia para as cercas elétricas, refrigeração, entre outros.

Assim como também outras maneiras de utilização da energia solar, onde você pode contar com a economia de energia para o aumento da receita de lucro e investimento no agronegócio local.

Sua instalação acontece de forma bem parecida ao processo de sistemas na zona urbana, bem como em qualquer outro segmento.

Onde os painéis solares são instalados no telhado de sua casa para assim poder captar e converter a luz em energia elétrica.

A energia gerada é transmitida para uns inversores fotovoltaicos a fim de converter ela em energia pronta para o consumo em sua casa, no seu comércio ou na sua indústria.

Você deverá homologar a instalação das placas solares juntamente com a distribuidora local.

O sistema funciona em conjunto com a rede elétrica e também toda a energia solar gerada e não consumida é injetada na rede elétrica e emprestada de maneira gratuita a distribuidora, onde volta para você em forma de créditos energéticos.

A energia solar no campo proporciona muitas vantagens para os produtores rurais.

Para saber mais informações sobre energia solar, não deixe de conferir outras matérias aqui no nosso blog!

Publicidade