Você conhece a maior usina solar do mundo? Sabia que as primeiras plantas solares comerciais foram desenvolvidas na década de 80?

A possibilidade da construção de usinas só chamou atenção mesmo do mundo nos últimos 10 anos.

Principalmente porque alguns países investiram pesado na construção dessas usinas para que possam gerar energia limpa e renovável.

Continue lendo esse artigo, para saber mais sobre a maior usina solar do mundo.

Publicidade

Maior usina solar do mundo: Bhadla Solar Park

A maior usina solar do mundo é a usina Bhadla Solar Park que foi desenvolvida na vila de Bhadla, na Índia.

O complexo, hoje em dia, ocupa o posto de maior instalação de energia solar do mundo.

Isso porque a sua potência é de 2,255 mW, além dela há outras usinas que são consideradas também as maiores usinas solar do mundo.

Seu projeto teve início em 2015 em quatro fases, principalmente, com a missão de ajudar o país a obter 17% de sua energia a partir da fonte solar.

Publicidade

Outra grande usina solar mundial é a Huanghe Hydropower Golmud Solar Park que fica localizada em Qinghai, na China.

Nela inclui um sistema de armazenamento de energia de 202,9 mW fornecido pela empresa nacional Sungrow.

É o caso também da usina Pavagada Solar Park que fica localizada no estado de Karnataka, no sul da Índia, com 2.050 mW de projetos em operação.

Sua estrutura está distribuída por 13 mil acres, isso quer dizer que é equivalente a mais de 7 mil campos de futebol, o projeto foi construído em fases, estando distribuídos por 5 aldeias da região.

maior usina solar do mundo

Foto: Mercom India

Maiores usinas no Brasil

Já as maiores usinas do Brasil se comparadas à capacidade das grandes usinas da China e da Índia, elas são muito tímidas.

Mas, segundo o operador nacional do sistema elétrico, o país em franca expansão e que vem ultrapassando mais de 8 GW de potência instalada.

Segundo a ABSOLAR, a associação brasileira de energia solar fotovoltaica estima que serão geradas 126 GW até 2040.

Entre as maiores usinas solares do Brasil, estão:

  1. Usina solar São Gonçalo em São Gonçalo do Gurguéia (PI): é considerada a maior usina solar tanto do Brasil quanto da América do sul, pois, possui capacidade de geração de 475 MW
  2. Usina solar Pirapora em Pirapora (MG): é considerada uma das maiores usinas do Brasil, pois, possui área de instalação que é equivalente a extensão de 1.500 estádios de futebol e também mais de um milhão de painéis solares. Ela opera por meio da geração de 321 MW de energia que é 100% limpa e também renovável
  3. Usina solar Nova Olinda em Ribeira do Piauí (PI): esta usina solar, por sua vez, ela conta com uma estrutura de 690 hectares, isso quer dizer que é equivalente a três usinas nucleares de Angra dos Reis que geram 3,5 GWh de energia.

Apesar da energia solar ser de uma fonte renovável, o meio ambiente ainda sofre os riscos de poluição e o desmatamento através de outras fontes.

Se torna fundamental o engajamento da utilização de energia solar e a sustentabilidade para a prevenção de danos a natureza.

A importância da sustentabilidade atualmente além de ser uma tecnologia econômica e renovável, ela também contribui para um país bem mais sustentável.

Tendo em vista que a energia solar e a sustentabilidade trazem vários benefícios para o meio ambiente, tais como:

  • A redução de poluição por fontes que são contaminadoras como o carvão e os gases do efeito estufa
  • A diminuição do desmatamento e a elevação do uso de recursos naturais.

Através dessas ações, você pode contar com os recursos naturais por muitos anos e usar eles de forma responsável.

Agora que você conheceu a maior usina solar do mundo e as usinas brasileiras, confira outras matérias aqui no nosso blog!

Publicidade