Entenda o que é energia heliotérmica, conhecida como energia solar concentrada.
A energia termo solar vem avançando de forma significativa no Brasil e tem se tornado uma excelente opção para suprir a crise energética e assim desenvolver os sistemas mais sustentáveis.
No Brasil mais precisamente em Pernambuco um dos estados do Brasil foi escolhida para receber a primeira usina de energia solar do país.
Segundo o site Socientifica, nessa usina serão investidos mais de R$ 3,5 bilhões em 2.270 hectares.
Quer saber mais informações sobre a energia heliotérmica? Continue a leitura.
Energia Heliotérmica: O que é?
A energia heliotérmica como você já deve saber é conhecida como energia solar concentrada e também como energia termo solar.
É um dos tipos de energia solar, pois, há também a energia fotovoltaica e a energia solar térmica.
Seu funcionamento é a partir de painéis solares, como:
- Espelhos
- Coletores ou heliostatos que refletem a luz do sol e se concentram em um único ponto.
O calor acumulado é usado para aquecer um fluido e o vapor irá efetuar a movimentação as turbinas, acionando o gerador que irá produzir a energia.
O funcionamento de uma usina de energia termo solar é realizada em duas etapas:
- Concentração de energia térmica por meio de campo solar
- Geração de energia elétrica em um processo quase convencional.
Devido a utilização ser pelo calor do sol para gerar eletricidade, não prejudica o meio ambiente e ainda gera energia limpa.
Equipamentos de captação heliotérmica
Na primeira etapa é usado o campo solar, pois, há usinas heliotérmicas dos mais variados tipos, onde a grande diferença entre elas é o mecanismo de concentração da luz solar, os mecanismos são:
- Calha parabólica
- Fresnel
- Torre solar
- Disco parabólico.
As calhas parabólicas são usadas para a concentração da luz em tubos receptores, que são posicionadas por toda a linha focal dos painéis solares, que são desenhados especialmente para seguir a posição do sol.
Onde um fluido de transferência circula através de uns tubos, sendo aquecido pelos raios do sol.
Esse fluido é bombeado por meio de trocadores de calor, onde produz vapor dentro da usina de heliotérmica e com isso o vapor movimenta as turbinas que produz a eletricidade.
O Fresnel que se trata de coletor funciona de forma parecida à calha parabólica, mas, com algumas diferenças.
A linha focal, por exemplo, que é onde a energia do sol fica concentrada, não se movimenta.
A água sob pressão pode ser utilizada direto no receptor, sendo possível passar a água no estado de vapor para movimentar a turbina.
A torre solar por sua vez tem uma grande torre no centro da usina de fonte heliotérmica.
Onde um conjunto de painéis solares concentra a luz do sol em um receptor que fica localizado no topo da torre.
Esse receptor que absorve a energia solar acaba convertendo em calor, que segue para o gerador de vapor da usina, por meio do fluido térmico.
O disco parabólico é um dos mecanismos da energia de captação da luz do sol, um refletor que tem o formato de disco parabólico, onde essa tecnologia concentra os raios de sol em um receptor, que fica no ponto focal do painel solar parabólico.
O receptor absorve o feixe de energia que aquece o fluido, o calor dele é utilizado em um motor que fica localizado no receptor para poder gerar a energia limpa.
Na segunda etapa o processo é quase convencional, após o processo de concentração dos raios solares e a transmissão do calor para fluido térmico, a energia solar ou térmica é transformada em energia elétrica.
O restante do calor é transportado até um circuito independente de refrigeração, que condensa o vapor, de modo que ele faça o retorno ao estoque de água.
Este tipo de processo é bastante parecido com o de outras usinas.
A diferença é que em uma usina termoelétrica convencional, a geração do vapor é realizada pela queima dos combustíveis fósseis.
Já em uma usina heliotérmica ele é obtido por meio do calor que é gerado pelo acúmulo dos raios solares.
A energia heliotérmica é possível ser aplicada em lugares que possua baixa presença de nuvens, áreas onde bate muita luz solar e em terrenos planos que são locais ideais para a aplicação de um projeto heliotérmico.
Quer mais informações sobre energias rentáveis? Acompanhe as atualizações do nosso blog!