O uso da energia solar no mundo, já se consolidou com uma importante alternativa para a geração de eletricidade.

A preocupação dos países com a preservação do meio ambiente impulsiona cada vez mais os investimentos neste tipo de energia.

A energia solar fotovoltaica tem atraído investimentos de cidadãos comuns devido ao seu grande potencial de economia financeira.

Conheça aqui como está a atuação da energia solar no mundo e os países que mais aderem a esse recurso.

Publicidade

Energia solar no mundo: Quais os países que mais investem?

Quando falamos em energia solar no mundo, precisamos falar dos principais países que investem nessa fonte renovável.

1. China

A China é a atualmente o país com a maior capacidade de produção de energia solar instalada.

A fim de minimizar os impactos de sua produção industrial no meio ambiente, a China vem investindo cada vez mais na produção de energia limpa e renovável.

O governo chinês vem adotando vários tipos de incentivo à utilização de energia solar no país.

Publicidade

2. Japão

O país que já teve vários registros de acidentes nucleares, vem em segundo lugar em capacidade de produção de eletricidade a partir da energia solar.

O governo japonês tem criado vários tipos de incentivo ao uso da energia solar fotovoltaica.

3. Alemanha

Mesmo sendo um país com baixa insolação, a Alemanha tem uma capacidade de cerca de 41 Gigawatts de produção de energia solar.

Como a energia solar fotovoltaica também é produzida a partir da radiação solar difusa, torna-se viável mesmo em dias nublados e chuvosos.

O governo alemão oferece tarifas subsidiadas para o cidadão e pequenas empresas que queiram utilizar este tipo de energia limpa.

4. Estados Unidos

Com cerca de 40 Megawatts e capacidade instalada, os Estados Unidos geram cerca de 13% da energia solar mundial.

energia solar no mundo

Quais são os tipos de energia do sol?

Os principais tipos de energia solar são:

  • Energia Fotovoltaica: gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Já a energia solar térmica utiliza o calor do sol para aquecer líquidos que poderão ser utilizados também para a geração de energia elétrica
  • Energia Solar Fotovoltaica: é a conversão direta da radiação solar em eletricidade através das células fotovoltaicas e outros módulos e equipamentos elétricos. O conjunto destes é chamado de sistema fotovoltaico
  • Energia solar térmica: também chamada de energia solar heliotérmica, a energia proveniente do sol é transformada em calor, aquecendo principalmente a água de residências, hotéis e clubes. Algumas usinas heliotérmicas, utilizam vapores provenientes do aquecimento das águas para o acionamento de geradores para a produção de energia elétrica.

No painel fotovoltaico, a partir da irradiação solar, é criado uma diferença de potencial elétrico devido a exposição à luz.

Esse processo é conhecido como efeito fotovoltaico, que acontece dentro das placas de captação fotovoltaica.

Através dos inversores, esta energia pode ser distribuída na rede elétrica ou armazenada.

Pelo fato de o sol ser uma fonte de energia praticamente infinita, podemos dizer que a utilização da energia solar fotovoltaica é extremamente viável apesar de seu investimento inicial.

Além do benefício financeiro que se têm com a utilização de um sistema de energia solar fotovoltaico, há também a questão ambiental.

Sistemas de energia solar fotovoltaicos são extremamente benéficos para a natureza, pois não geram nenhum tipo de poluição atmosférica, ao contrário de outros tipos de geração de energia.

Os equipamentos fotovoltaicos necessitam de pouquíssima manutenção após instalados e podem ser expandidos ou ajustados com o passar do tempo.

As placas solares duram cerca de 25 anos, após esse tempo, podem ser quase que totalmente recicladas e reaproveitadas.

O Brasil recebe uma quantidade absurda de radiação solar todos os anos, capaz de gerar mais energia do que poderíamos consumir.

Segundo o site O Globo, o Brasil bateu mais um recorde de energia solar ultrapassando a marca de 19GW de potência instalada.

Isso torna o sistema fotovoltaico extremamente vantajoso e confiável pois, diferentemente de outras fontes geradoras, como por exemplo, a hidrelétrica ou à carvão e gás, o fotovoltaico depende exclusivamente da luz solar.

Um outro grande benefício da energia solar fotovoltaica é o fato da mesma ser instaladas nas mais diversas regiões do país.

Este fato tem mudado a realidade de várias comunidades, principalmente, do interior do país, que que se diz respeito ao acesso à eletricidade.

É um meio de geração de energia extremamente democrático podendo ser utilizado por todos os locais e povos do país.

A energia solar no mundo é um dos principais meios sustentáveis de utilização de fontes renováveis que não impactam no meio ambiente.

Quer mais artigos sobre energias sustentáveis? Acompanhe nosso site e fique sempre informado!

Publicidade