Se você precisa desligar a sua ligação de energia, então saiba que deve solicitar a Celesc desligamento. Fazer essa solicitação é muito simples. Quer saber como proceder? Então, não deixe de ler esse artigo até fim!

Celesc telefone e canais de atendimento!

Celesc desligamento

O desligamento, em linhas gerais, é o procedimento exigido quando a relação contratual entre os consumidores e a fornecedora de eletricidade é encerrada. Portanto, essa regra é, inclusive, prevista nas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Embora seja um procedimento obrigatório, ele deve ser solicitado pelo usuário. Isso porque o desligamento somente é feito em situações específicas, como a saída de um morador de um imóvel.

Quem pode solicitar?

É importante, ainda, saber quem poderá fazer a solicitação de desligamento de eletricidade na Celesc. Pois, de fato, esse procedimento somente o titular do cadastro vinculado à unidade consumidora consegue fazer.

Publicidade

No entanto, o representante legal do titular também pode solicitar o desligamento, desde que munido de uma procuração com firma reconhecida em cartório. Já os pedidos de desligamento solicitados para empresas devem ser realizados pelos representantes da pessoa jurídica em questão.

Ademais, tanto unidades nas quais tem os pagamentos em dia quanto aquelas nas quais ainda possuem débitos podem ser desligadas a pedido do cliente. Entretanto, nesse último caso, as faturas a serem pagas serão incluídas na fatura de encerramento do contrato.

Documentos necessários

Além de saber quem poderá efetuar a solicitação, é importante saber quais são os documentos exigidos a fim de realizar o desligamento.

Procuração

Conforme já mencionamos, representantes legais de empresas e titulares pessoas físicas devem estar com as procurações.

Publicidade

Documentos de identificação com CPF

Os solicitantes devem, ainda, apresentar um documento com foto no qual tenha um número de CPF válido. Por exemplo, pode-se apresentar a CNH ou a cédula de identidade.

Leitura de medidor

A fatura de encerramento de contrato entre o titular da conta e a Celesc somente é feita mediante a apresentação a leitura atual do medidor da unidade consumidora.

Celesc desligamento programado

Primeiramente, é preciso estar atento ao Celesc desligamento programado. Geralmente, esse procedimento ocorre quando essa companhia precisa realizar reparos e manutenções na rede elétrica.

1-Para saber se seu município ou localidade será afetado, ou não, por esses desligamentos, deve-se consultar o site da Celesc.

celesc desligamento

2-Depois de acessar essa página, deve-se localizar seu município no campo “Municípios afetados”.

celesc desligamento

Contudo, um agendamento da Celesc pode ser cancelado em circunstâncias específicas.

Por exemplo, os desligamentos para manutenção e melhorias podem se tornar inviáveis em casos de mau tempo ou problemas técnicos.

Não esqueça: o desligamento da energia deve ser solicitado junto a Celesc!

Se você precisa encerrar seu contrato, não esqueça de realizar a solicitação tendo junto aos documentos mencionados anteriormente. Isso porque o desligamento da Celesc somente será efetuado se você formalizar o pedido.

Do contrário, as cobranças continuarão sendo feitas normalmente. Portanto, fique esperto! E você, já solicitou o desligamento de sua energia elétrica a Celesc ou pretende fazer esse procedimento no futuro?

Como acessar os recursos do aplicativo Celesc?

Publicidade