A casa com placa solar a base de energia solar já é uma realidade para as pessoas que desejam a produção de energia limpa e renovável.
Todo o processo é feito por meio de painéis solares, sendo capaz de suprir todo o consumo de eletricidade do imóvel e que pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz.
Segundo o site do G1, em 2022 houve um aumento de 30% de capacidade instalada de captadores de energia solar no país.
Cada vez mais, as placas solares vêm aparecendo em residências e empresas em todo o Brasil.
Entenda aqui como funciona uma casa com placa solar e como ele é benéfica para todos.
Casa com placa solar: Quais as vantagens de usá-la?
Entre algumas das vantagens que são proporcionadas pela casa com placa solar estão:
- Redução na conta de luz em até 95%
- Energia solar residencial é sustentabilidade
- Energia solar não faz barulho
- A instalação é realizada de forma rápida, entre outras vantagens.
Outra vantagem da casa com placas solares é a valorização do imóvel, visto que cada vez mais pessoas buscam opções sustentáveis e quem gastem menos energia.
Há três principais sistemas residenciais de geração de energia fotovoltaica que são: o on-grid, o off-grid e os sistemas híbridos.
Os chamados de on-grid que são os mais populares e possui uma conexão direta com a rede elétrica.
Qualquer excedente de energia é enviado à distribuidora e o proprietário do imóvel ganha um desconto em sua conta.
Se a geração de energia não for suficiente para suprir as necessidades da residência o restante é fornecido pela rede elétrica.
Já o off-grid trata-se de um sistema autônomo, que não tem ligação com a rede elétrica.
Sendo muito usado em locais mais remotos, sem a cobertura do sistema de energia elétrica.
A energia excessiva que é gerada pelas placas fotovoltaicas pode ser armazenada em baterias, a fim de garantir a alimentação mesmo nos dias que são chuvosos, nos dias que são nublados ou durante a noite.
Os sistemas híbridos se caracterizam por estarem ligados a rede de energia, podem ser capazes de armazenar a produção excessiva em baterias, que agregam as características dos sistemas on-grid e off-grid.
Os modelos híbridos oferecem mais independência para você, sendo capazes de fornecer energia mesmo durante a noite.
Esses sistemas são capazes de reduzir a conta de luz ainda mais, uma vez que rede elétrica é usada menos vezes.
Custos e instalação
Os preços da energia solar residencial podem variar muito, isso porque os principais fatores que poderão influenciar no custo de instalação da energia solar residencial, como:
- A altura da propriedade que influencia no preço, devido ao risco durante a instalação
- O tipo de telha ou cobertura também influencia no preço da energia solar residencial por conta da dificuldade da instalação e do tipo estrutura de fixação que será usado para prender as placas solares em seu telhado
- A qualidade de painel solar e o inversor afetam no custo da energia solar residencial, pois as placas e os inversores melhores no geral possuem um maior custo de compra.
Como você já deve saber a energia solar residencial funciona utilizando painéis solares que são instalados no telhado da casa e gerando energia elétrica quando existe a presença de luz do sol.
Essa energia é transportada ao inversor solar que altera a corrente elétrica, de continua para alternada, para haver compatibilidade com a corrente da residência, ficando pronta para a utilização nos eletrodomésticos e em qualquer outro equipamento.
Caso a sua casa gerar mais energia do que você está consumindo, a energia extra irá para rede da distribuidora e assim irá gerar um crédito de energia para você.
A casa com placa solar vale a pena porque traz muitos benefícios, além de ser uma alternativa de energia limpa, sustentável, funciona utilizando painéis solares que são instalados no telhado da casa e gerando energia elétrica quando existe a presença de luz do sol.
Para saber mais informações sobre opções sustentáveis de energia, confira o nosso blog!